COM COVID-19 EM ALTA, PRESIDENTE DA FMF ASSEGURA PRESENÇA DE PÚBLICO NO ESTADUAL

10 de janeiro de 2022 - 08:58 | Postado por:

Apesar do cenário atual, presidente da FMF afirmou que Estadual 2022 iniciará com presença do público

 

Apesar dos aumentos significativos de casos de covid-19 no Estado nos últimos dias, o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Aron Dresch, afirmou que o Campeonato Mato-grossense 2022 iniciará com a presença do público nos estádios de futebol. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostraram que em menos de uma semana, 4,3 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença em Mato Grosso.

Além do avanço dessa doença, os mato-grossenses estão tendo que lidar com surto de gripe e também com o vírus Influenza A H3N2, que tem uma nova cepa causando uma onda de infecções pela cidade e país afora.  A preocupação das autoridades públicas e sanitárias nesse momento é justamente evitar aglomerações de pessoas para diminuir o avanço das doenças contagiosas.

O dirigente da FMF reconheceu o momento preocupante em que Mato Grosso está vivendo, mas ressaltou que agora todos os jogadores e boa parte dos torcedores estão vacinados contra a covid-19. Apesar dos números crescentes no Estado, o presidente frisou que os estádios estarão com os portões abertos à torcida, até quando o Poder Público permitir.

 

“Realmente vivemos um momento preocupante mais uma vez. A diferença, para 2019, é que praticamente todos os jogadores e boa parte da torcida, estão vacinados. Em relação a torcida, vamos seguir com o público, enquanto o Poder Público permitir. Porém, seremos rigorosos em relação ao cartão de vacinação e a necessária utilização de máscaras. O clube que não cumprir isso, estará sujeito a penalidades via Tribunal de Justiça Desportiva”, destacou Aron.

Aumento de casos

Conforme divulgado pelo boletim epidemiológico da SES, o número de infectados pela covid-19 nesta semana em Mato Grosso subiu aproximadamente 38% comparado à última semana de 2021. Na  segunda (27), existiam 1,8 mil pessoas com o vírus ativo no corpo, quando na segunda (03), o número chegou a 2,5 mil. No dia seguinte, 700 novos casos foram confirmados em 24 horas.

Na quarta (05), cerca de 800 pessoas foram diagnosticadas com a covid-19 em Mato Grosso. O número de pessoas com o vírus ativo no corpo chegou aos 3,7 mil. Outro recorde foi registrado na mesma semana, quando a SES contabilizou 1,2 mil novos registros da doença nas últimas 24 horas da quinta (06). Na sexta (07), 1,6 mil novos casos foram registrados, e 8 pessoas morreram em decorrência de complicações ocasionadas pelo vírus.

Desde o início da pandemia, Mato Grosso acumula 562.649 casos da doença e 14.081 mortes ocasionadas por ela. Outras 542.611 que se contaminaram pelo vírus conseguiram se recuperar. Entre os infectados, estima-se que 4 mil estão em isolamento domiciliar, enquanto 326 estão internados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a covid-19, há 99 internações em UTIs públicas e 67 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 57,89% para UTIs adulto e em 14% para enfermaria adulto.

Aron Dresch afirmou que o Campeonato Mato-grossense seguirá as orientações do decreto estadual em relação ao público nos estádios. O comprovante de vacinação completa – duas doses ou dose única – é obrigatório para ter acessos às praças esportivas, exceto para crianças até 12 anos. Para os torcedores com apenas uma dose, a exigência é de teste negativo de Covid-19, sendo RT-PCR ou teste antígeno. O uso de máscara facial é obrigatório.

 

A Federação assegurou que vai cobrar o cartão de vacinação dos torcedores e fiscalizará o uso de máscara contínua dentro dos estádios. Quanto aos jogadores, a FMF destacou que o atleta que ainda não se vacinou, deverá fazer exame de covid antes de entrar em campo.

“Estamos seguindo o decreto estadual em relação ao público. Cobraremos cartão de vacinação dos torcedores. Sobre jogadores, estamos analisando: quem tomou vacina, vai jogar. Quem não tomou, vamos cobrar testes antes das rodadas do campeonato”, afirmou.

Com 100% de ocupação liberada, sete estádios serão utilizados para a disputa do Estadual. São eles: Arena Pantanal (Cuiabá), Luthero Lopes (Rondonópolis), Egídio José Preima (Sorriso), Passo das Emas (Lucas do Rio Verde), Dito Souza (Várzea Grande), Gigante do Norte (Sinop) e Valdir Doilho Wons (Nova Mutum).

A FMF divulgou nesta semana a tabela detalhada do Campeonato Mato-grossense 2022. Foram divulgadas as quatro primeiras rodadas da maior competição de futebol do Estado. O Cuiabá, atual campeão, abre o MT 2022 diante do Ação na Arena Pantanal, com transmissão ao vivo da TV Centro América.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo