O Dourado busca cravar a permanência na elite, enquanto o Peixe quer uma vaga na Libertadores 2022
Hoje é dia de decisão para o Cuiabá Esporte Clube. Com o objetivo de selar a vaga na Série A em 2022, o Dourado tem jogo decisivo com o Santos, nesta quinta (09), às 21h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto terá transmissão pelo canal do Premiere (para todo o Brasil).
Com 46 pontos e na 15ª colocação na tabela, o time mato-grossense tem 2,7% de chances de ser rebaixado à Série B, é o que indica os estudos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Existe também, a possibilidade do Dourado alcançar uma vaga para a Copa Sul-Americana, dependendo de alguns resultados da rodada.
O Cuiabá não terá vida fácil no seu último compromisso do ano pelo Brasileirão, isso porque a diretoria do Santos informou nessa terça (07) que a torcida do santista esgotou os ingressos para acompanhar o jogo do Peixe diante do Dourado. Contudo, a equipe de Mato Grosso também vai contar com o apoio de um pequeno grupo de torcedores que viajaram até o estado de São Paulo para empurrar o Auriverde da Baixada na Vila Belmiro.
Com a vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, o Dourado passou a depender apenas de si para cravar a manutenção na elite do futebol nacional. O Cuiabá precisa de uma vitória ou empate contra o Santos nesta quinta-feira para seguir vivo na Série A em 2022.
Já em caso de derrota para o Peixe, o Auriverde da Baixada também precisará contar com revés ou empate do Juventude ou derrota ou empate do Bahia, que jogam no mesmo dia e horário contra Corinthians e Fortaleza, respectivamente.
O técnico Jorginho terá todos os jogadores à disposição para a partida contra o time paulista. A boa notícia para o torcedor auriverde são as voltas do atacante Clayson e do lateral-direito João Lucas, que cumpriram suspensão no jogo diante do Fortaleza.
Por outro lado, a vitória do Santos contra o Flamengo na última rodada fez com que a equipe paulista ganhasse um fôlego a mais para buscar um novo objetivo na competição. Com o triunfo, o Peixe se livrou do rebaixamento e segue vivo na disputa por uma vaga nas fases prévias da Copa Libertadores 2022. A equipe santista está na 11ª posição, com 49 pontos.
Contra o Cuiabá, o técnico Fábio Carille não poderá contar com Marcos Leonardo e Raniel, que receberam o terceiro cartão amarelo contra o Flamengo e estão suspensos no jogo de amanhã. Diego Tardelli e Léo Baptistão são opções para o treinador.
Provável escalação do Santos: João Paulo; Kaiky, Luiz Felipe e Danilo Boza; Madson, Camacho, Vinícius Zanocelo e Lucas Braga; Marinho, Ângelo e Marcos Guilherme.
Provável escalação do Cuiabá: Walter; João Lucas, Paulão, Alan Empereur e Uendel; Camilo, Pepê e Max; Felipe Marques, Clayson e Elton.
Arbitragem
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Assistente 1: Michael Correia (RJ)
Assistente 2: Luiz Claudio Regazone (RJ)
4º Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
VAR: Elmo Rodrigo Nunes de Sa (RJ)
Curiosidades
Cuiabá e Santos já se enfrentaram em duas partidas na história, sendo uma pela Série A e outra em amistoso disputado em 2003, no primeiro ano da profissionalização do Dourado. Pelo primeiro turno do Brasileirão, a equipe de Mato Grosso levou a melhor e venceu o Peixe por 2 a 1, na Arena Pantanal, com gols de Cafú e Elton.
O amistoso de 2003 serviu para a entrega das faixas ao Cuiabá que tinha conquistado o primeiro título estadual. O duelo foi disputado no antigo Estádio Verdão e terminou com vitória do Santos por 2 a 1. O gol do Dourado foi marcado pelo meia Robinho.