Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (12) em Cuiabá a Operação Aurora, pela Polícia Federal, com o objetivo de combater crimes relacionados ao abuso sexual infantil, armazenamento e a distribuição de imagens e vídeos contendo exploração sexual de crianças e adolescentes em Cuiabá.
Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pelo Núcleo de Inquéritos Policiais do Tribunal de Justiça (TJJMT) na residência de um homem de 37 anos.
Inicialmente, as investigações identificaram que o acusado armazenava aproximadamente 75 arquivos, entre imagens e vídeos de abuso sexual infantil. Durante a ação, foram apreendidos celulares e outros elementos de interesse para a investigação.
Reprodução
Finalizadas as investigações, o suspeito pode responder pelo crime de armazenamento e produção de imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Aurora
O nome da operação Aurora, termo em latim, sugere o amanhecer de uma nova era para as vítimas de pornografia infantil, simbolizando esperança e renovação. Aurora é uma claridade visível no céu antes do nascer do Sol e que indica o começo do dia. No sentido figurado, Aurora significa infância, juventude, princípio da vida.
Gazeta Digital