Fonte: AIA3
O Governo do Estado de Goiás entregou, nesta terça-feira (02/05), uma caminhonete para a Polícia Militar de Santa Rita do Araguaia (GO) reforçar o patrulhamento na zona rural. O município foi o terceiro em 2017 a receber a patrulha. A cerimônia de entrega ocorreu em frente o Paço Municipal da cidade e contou com diversas autoridades locais e do Estado.
A viatura integra o Patrulhamento Comunitário Rural Georreferenciado. A patrulha é um mecanismo de proteção ao homem do campo criado pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Sindicato Rural e Polícia Militar.
Com o programa, a Polícia Militar faz uso da tecnologia no combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, como furtos e roubos, dando mais agilidade nos atendimentos às ocorrências e intensificando a eficiência na segurança rural. Graças ao GPS, os policiais registram as coordenadas do local e, em seguida, cada propriedade recebe um número de identificação em placas, que informa que aquela área é monitorada pela Patrulha Rural. Quando ocorre uma solicitação de emergência, o proprietário informa o número do cadastro e a PM já terá um banco de dados – inclusive com a rota do GPS para deslocamento.
De acordo com o Governo do Estado de Goiás, além de mapear as propriedades e os acessos a cada uma delas, o uso de GPS pelas equipes de patrulhamento rural possibilita um inventário dos bens das propriedades, como máquinas agrícolas e outros veículos. Em caso de roubos em uma determinada propriedade, os policiais já sabem as características dos bens subtraídos, o que facilita a recuperação. O novo modelo de patrulhamento visa, principalmente, reduzir os indicadores de criminalidade nas áreas rurais.
O sargento Gutemberg Bezerra Moraes, comandante do Batalhão de Polícia Militar de Santa Rita do Araguaia, ressaltou a importância da caminhonete para atuação, principalmente na zona rural, visto que o veículo usado anteriormente nas rondas está quebrado. Outra notícia foi a possibilidade de reforçar o efetivo policial em Santa Rita do Araguaia. “O veículo atenderá a comunidade da zona rural, tanto os pequenos quantos os grandes produtores rurais, além dos assentamentos Chico Moleque e Dois Saltos. Além do veículo, recebemos a notícia do nosso comandante do compromisso de ampliar o nosso efetivo nos próximos meses”, ressaltou.
Participaram da solenidade de entrega do veículo a prefeita Tânia Salgueiro (PSD); deputada estadual, Eliane Pinheiro; comandante do 14° regional de Jataí, coronel Frazão; o comandante da 7° Corporação, Major Elifas; os vereadores Jonas, João, Zé Galinha e Manoel, secretários municipais de Santa Rita do Araguaia; o sargento e comandante do destacamento de Polícia Militar de Santa Rita do Araguaia, Gutemberg e o comandante do terceiro pelotão, tenente Rodrigo.