Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto
Leia também
Novo decreto suspende visita em cadeias e prepara contratação emergencial em MT; confira
No total, a secretaria foi notificada de 87 pacientes com a suspeita de estarem infectados com o vírus, porém 11 deles já foram descartados e 17 excluídos.
Cuiabá é a cidade com maior número de pessoas com a suspeita de infecção, com 28 paciente, que estão recebendo acompanhamento. As cidades de Araputanga e Rondonópolis, com quatro pacientes cada, são os segundos municípios com mais casos de suspeitas.
Os três casos suspeitos que apresentaram diagnóstico em laboratório privado, nos municípios de Cuiabá e Rondonópolis, aguardam para realização de exames de contraprova no Lacen MT, para validação do resultado divulgado ou que apresentem documentação comprobatória dos laboratórios de referência nacional validando suas análises.
De acordo com o Plano de Contingência de Mato Grosso, o nível de resposta está no nível 2 (Emergência/Contenção), que implica em ações mais específicas da rede de serviços de saúde.
O secretário também afirmou que até o momento, o Estado não possui nenhum caso confirmado de COVID-19.
O Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (LACEN MT), sendo o laboratório de referência para análises epidemiológicas relacionadas a COVID-19, inicia hoje a realização das análises na sua sede, pois até a data de ontem as amostras para COVID-19 chegavam ao LACEN e testavam para um painel de amostra de vírus respiratórios e posteriormente eram enviados ao laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Essa estratégia foi definida pelo Ministério da Saúde, até que todos os LACENs fossem treinados e estivessem aptos a realizar suas testagens. Assim, o LACEN MT irá trabalhar com prazo de até 72h após a amostra estar no laboratório estadual para entrega dos resultados.