Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (14) acusado de se passar por enfermeiro mesmo não tendo formação superior. A prisão foi feita na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá.
A suspeita é que B.H.S.S. tenha apresentado um diploma falso de ensino superior no momento em que se registrou no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT).
Policiais federais chegaram à UPA por volta das 10h15. No momento, ele fazia o atendimento no setor de triagem da unidade.
De acordo com a Polícia Federal, o Coren não fez as checagens necessárias para atestar a veracidade do diploma quando do registro.
B.H.S.S. teria negado a fraude e afirmou que não sabia que havia uma denúncia em seu desfavor. O suspeito foi conduzido para prestar esclarecimentos.
A Prefeitura de Cuiabá emitiu nota declarando que B.H.S.S. atuava desde 2017 como enfermeiro e que, desde então, não apresentou qualquer atitude suspeita.
Ainda em nota, a Prefeitura informou que a carteira do Conselho Regional de Enfermagem é o único documento exigido para atestar a legitimidade do profissional no momento em que ele se junta ao corpo de profissionais da rede pública de Saúde do município.
Em um áudio a que o MidiaNews teve acesso, B.H.S.S. afirmou que vai entrar com uma ação contra o Coren e irá provar na Justiça que seu diploma não é falso.
Por fim a Polícia Federal entendeu que a ocorrência é uma atribuição da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), que a partir de agora deve acompanhar o caso.
O Conselho Regional de Enfermagem emitiu um comunicado sobre o caso.