Hospital aponta 1º paciente com teste positivo para coronavírus

17 de março de 2020 - 08:23 | Postado por:

Paciente de 48 anos com teste positivo de coronavírus é assistido pelo Hospital Rosa, em Cuiabá

O primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) foi registrado nesta segunda-feira (16), em Mato Grosso.

Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 48 anos, morador de Cuiabá, que foi assistido no Hospital Santa Rosa, unidade particular.

Em nota de esclarecimento, a diretoria do Santa Rosa informa que o paciente, morador da capital tem sintomas semelhantes ao Covid-19.

“A infecção viral foi confirmada em uma primeira prova do teste PCR em tempo real”, diz a nota.

O paciente segue estável e sendo monitorado em isolamento respiratório na unidade hospitalar.

“No momento, está realizando exames diagnósticos para avaliar uma possível internação, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, informou o hospital.

Segundo aibda a nota,  hospital chegou recentemente de uma viagem à Itália.

O caso foi notificado à Vigilância Epidemiológica do Estado e aguarda o resultado da contraprova pela Secretaria de Estado de Saúde.

Ainda na nota, a direção do hospital reforça que não há motivo para pânico e que seguiu com rigor os protocolos adotados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) em relação ao novo vírus.

Com a confirmação, Mato Grosso possui 13 casos suspeitos monitorados pela Secretaria de Estado de Saúde e este que aguarda a contraprova.

Vale lembrar que, dentre os pacientes considerados mais vulneráveis para a doença, estão idosos, doentes crônicos e pessoas com outras condições especiais, como tratamento de câncer, transplantados, doente renais.

O Covid-19 demonstrou ser muito mais grave em idosos, chegando a uma taxa de mortalidade de 15% em pessoas com mais de 80 anos.

Por esse motivo, alguns especialistas recomendam que crianças e adolescentes evitem contato com parentes mais velhos.

Até esta segunda-feira, eram 234 casos confirmados no país, a maioria em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Estão em investigação 2.064 casos suspeitos por coronavírus. Outros 1.624 casos já foram descartados no país.

HIGIENE – Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.

Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte.

Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, o ministério informou, por meio de sua assessoria, que as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus.

Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

RECURSOS – O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira, a liberação de R$ 432 milhões para os estados.

O valor corresponde a R$ 2,00 por habitante e visa ao reforço aos planos de contingência das unidades da Federação.

Fonte: Diário De Cuiabá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo