Os melhores colocados em cada município ocuparão a vaga de Agente Censitário Municipal, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2020 naquela cidade. Os demais agentes censitários supervisionam as equipes de recenseadores. Os contratos dos dois cargos terão duração prevista de cinco meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.
O IBGE também vai contratar 3.037 recenseadores. A exigência é de nível fundamental. Estes serão os profissionais que vão visitar todos as residências, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com o número de domicílios visitados.
No site do IBGE, há um simulador onde os candidatos podem verificar a simulação da remuneração a ser obtida. Os contratos terão duração prevista de três meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades e a disponibilidade orçamentária.
Os profissionais contratados temporariamente pelo IBGE também terão direito a férias e 13º salários proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme o estabelecido pelo edital. A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de R$ 35,80, e para Recenseador, de R$ 23,61.
Para ambas as funções dos processos seletivos, as provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O edital para recenseador pode ser acessado AQUI. Já para ACM e ACS se encontra AQUI.