Janeiro apresenta redução de 23% no volume de chuva

30 de janeiro de 2020 - 11:38 | Postado por:

Chico Ferreira

Janeiro já está na reta final e registra cerca de 50 milímetros a menos de chuva que a média para o mês. O valor representa redução de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto muitas cidades do Norte do estado já decretaram estado de emergência, por conta do grande volume de água, a capital tem apenas pancadas em áreas isoladas.

 

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Várzea Grande, até a quarta-feira (29) choveu 184 milímetros na capital. A previsão para o período é de 240 mm.

 

Segundo o técnico de meteorologia, Valdilson Almeida Fidélis, a falta de vegetação prejudica a evaporação da água, formação de nuvens e, consequentemente, a diminuição das chuvas.

 

“No norte ainda há muita área verde e isso ajuda a ter mais chuva. Como aqui já está tudo limpo dificulta a evaporação. Até tem muita formação de nuvens em alguns dias, mas não chove”, explica.

 

Por conta dos estragos causados pela precipitação, as cidades de Alto Taquari, Nova Bandeiras e Juruena decretaram estado de emergência. Algumas comunidades rurais ficaram isoladas.

Fonte:Gazeta Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo