Leitos de UTIs em Rondonópolis chegam ao limite para tratamento do coronavírus

9 de junho de 2020 - 22:11 | Postado por:

A capacidade dos leitos de Unidade de terapia intensiva (UTIs) do Hospital Regional e Santa Casa de Rondonópolis (216 km de Cuiabá) chegaram ao limite para receber pacientes em tratamento com a Covid-19. A informação foi divulgada nesta terça (09), por meio de nota do Escritório Regional de Saúde da cidade. Apenas um leito está disponível no momento para regulação.

No boletim informativo da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso divulgado nessa segunda (08), a Santa Casa da cidade aparecia com 70% da capacidade de ocupação nos leitos de UTIs, porém, hoje chegou ao topo, conforme diz em nota.

A nota informa ainda que cada município deve se assegurar referente às medidas para contenção e prevenção de novas infecções do novo coronavírus. Além disso, é solicitado às prefeituras para que sejam implantadas as providências previstas no Plano Municipal de Contingência para Covid-19, com base no novo cenário que é apresentado.

Diante de muita preocupação, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, comentou em live nesta terça (09), sobre a escalada do coronavírus no Estado. Ele diz que a rede hospitalar de Mato Grosso colapsou, a exemplo de outros estados, onde a situação é drástica. “É uma questão de horas, talvez dias”, disse.

O secretário aproveitou o momento e explicou que, como o crescimento de casos graves (que precisam de UTI) está muito acelerado, já é possível afirmar que a rede estrangulou. Além disso, ele avisou que, muito em breve, não vai adiantar solicitar regulação de pacientes do interior para as unidades da Região Metropolitana.

De acordo com Gilberto, há vários prefeitos implorando por respirador, mas não tem como atendê-los. O secretário também critica a postura de gestores municipais que ficaram esperando apenas a atuação do Estado. Explica que cidades como Rondonópolis, Cuiabá e Tangará chegaram a cadastrar leitos no plano de combate ao Covid-19, mas que depois eles não se concretizaram.

A SES notificou, até a tarde desta segunda (08), 4.243 casos confirmados do novo coronavírus em Mato Grosso.

Medidas

Para tentar amenizar a situação, Gilberto garante que o Estado tem buscado alternativas para ampliar número de leitos, mas que esbarra na dificuldade de aquisição de equipamentos e também no fato do ministério da Saúde estar requisitando aparelhos, já comprados, para outros Estados. Cita como exemplo 50 respiradores que estão “barrados”. Argumenta que Mato Grosso tinha apenas 77 UTIs. “Estamos praticamente dobrando dentro de dois meses, não há equipamentos para vender. Não existe milagre neste momento”.

Leia a nota na íntegra

Considerando o atual cenário de Pandemia referente a infecção Humana pelo novo coronavírus – COVID-19;

Comunicamos que estamos com a capacidade máxima dos leitos de UTI do Hospital Regional de Rondonópolis para leitos COVI-10 ocupados (12 leitos), bem, como 09 leitos de UTI COVID no Hospital Santa Casa e Maternidade de Rondonópolis, ficando disponível apenas 01 leito neste momento para regulação.

Diante do exposto, solicitamos que cada município se articule referente as medidas de contenção e prevenção de novas infecções.

Solicitamos ainda que sejam implantadas e implementadas as medidas previstas no Plano Municipal de Contingência para COVID-19, com base nesse novo cenário que nos apresenta.

Sendo o que se apresenta para o momento, estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

 

Fonte RD NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo