MATO GROSSO TEM 79 PACIENTES AGUARDANDO VAGAS EM UTIs

9 de março de 2021 - 15:36 | Postado por:

O estado de Mato Grosso aguarda, desde a tarde de domingo (7), uma resposta dos outros estados, sobre o pedido de ajuda para transferir e disponibilizar leitos de UTI para pacientes com Covid-19. No total, agora já são 73 pacientes à espera de vagas em leitos no estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O pedido foi feito às 15h (horário local) de domingo (7). O estado aguarda uma resposta há pelo menos 24 horas.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso, nenhum estado ainda respondeu oficialmente sobre o pedido de ajuda feito pelo estado. A situação é complicada porque a maioria dos outros estados está na mesma situação que Mato Grosso: com taxa de ocupação de leitos de UTI superior a 90%.

Em nota a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgou que19 unidades da federação têm taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 80% e Mato Grosso está entre essas unidades federativas.

No sábado, a taxa de ocupação das UTIs de Mato Grosso foi a maior do ano com 99,5%. No domingo, teve uma pequena redução e foi para 98,9%, que é a ocupação atual.

Com isso, apenas 12 vagas estão disponíveis para atender a população dos 141 municípios mato-grossense, segundo o Painel Covid-19 da Secretaria Estadual de Mato Grosso.

No entanto SES, explicou que essas 12 vagas são de retaguarda, que são aqueles leitos que ficam obrigatoriamente reservados e subsidiam o atendimento do grande número de pessoas já internadas em enfermarias. A reserva dos leitos de retaguarda é uma norma do Sistema Único de Saúde, o SUS o que impede que sejam usadas para esses pacientes que estão à espera.

Mato Grosso tem 1.669 pacientes internados em Leitos de enfermarias e UTIs.

Confira a matéria completa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo