Micro-ônibus de transporte escolar utilizado próximo de Jangada (80 km ao norte de Cuiabá) foi apreendido na terça-feira (19) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O veículo estava com diversos problemas. Um deles, a falta dos equipamentos de frenagem em uma das rodas.
Os policiais desenvolviam ações da Operação Safra 2019, na BR-364, em Jangada, quando pararam o coletivo de uma cidade vizinha. A primeira infração notada foi a falta de placas, o que levou à descoberta de que o veículo, fabricado em 2011, nunca foi registrado. O motorista não possuía habilitação para o transporte escolar e dirigia de chinelos.
Além da falta de freio, o micro-ônibus apresentou ainda falta de equipamentos obrigatórios como macaco, chave de rodas e estepe; o cronotacógrafo não funcionava; cintos de segurança não estavam acessíveis; extintor vencido e fixado à estrutura do veículo.
O ônibus não transportava estudantes no momento da abordagem. Havia um servidor da prefeitura como passageiro. O motorista revelou que rotineiramente transita dentro da cidade, levando os alunos à escola, mas pegou a rodovia para ir à cidade de Jangada abastecer.
O veículo foi autuado e recolhido ao pátio conveniado da PRF e somente poderá ser retirado após todas as irregularidades serem sanadas.
A Operação Safra 2019 é realizada pela PRF em todo o Estado desde o dia 5 e segue até o fim do mês. O foco é a fiscalização de freios, suspensão e outros itens, excesso de peso e jornada dos motoristas. O alvo principal são veículos de transporte de carga, porém, outros também são abordados.
Gazeta Digital