O médico e cirurgião plástico, Marcos Harter, que é ex-participante do reality Big Brother Brasil e candidato a deputado federal pelo PSC em Mato Grosso, é alvo de uma investigação instaurada pelo Ministério Público do Estado (MPE). Segundo o inquérito civil, o médico e a esteticista Franciele Minosso são suspeitos de violar os interesses ligados à saúde e ao consumidor através de propagandas e anúncios de consultas e cirurgias realizadas através de redes sociais. O ex-BBB é morador do município de Sorriso (420 Km ao norte de Cuiabá).
Divulgação |
A portaria assinada pelo promotor de Justiça, Márcio Floresta Berestinas, da 3ª Promotoria Cível de Sorriso, foi publicada no último dia 19 de julho.
O caso chegou ao Ministério Público através de uma denúncia relatando a divulgação de fotos e “selfies”, com pacientes em atendimento médico, e imagens de pacientes com “antes e depois” publicadas na página do Instagram @narizperfeito.
E, ainda, a propagação sobre o resultado perfeito do procedimento, com anúncio de valores e formas de pagamento, através de um grupo fechado no Facebook “Cirurgia Plástica – Mato Grosso”.
Em ambas as redes sociais, os procedimentos estéticos realizados são atribuídos ao médico Marcos Harter e à esteticista Franciele. Tais práticas, que envolvem a autopromoção, caracterizam sensacionalismo em relação a publicações em redes sociais e são consideradas violação tanto ao Conselho Federal de Medicina, quanto ao Direito do Consumidor.
Dessa forma, o inquérito foi instaurado “visando apurar a possível divulgação/propagação de publicidade médica em desacordo com as normas de regência, para promoção das medidas judiciais e extrajudiciais eventualmente necessárias”.
Marcos e Franciele devem prestar esclarecimentos por escrito sobre a denúncia em um prazo de 15 dias. Conforme a portaria, cópia do inquérito instaurado foi encaminhada ao Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) para que também sejam apuradas as supostas irregularidades.
Expulso do BBB
Marcos Harter ficou conhecido nacionalmente ao participar do Big Brother Brasil em 2017 e ser expulso da casa por agredir a participante Emilly Araújo, sua então namorada no reality show.
Depois, Marcos ainda participou da 9ª temporada do reality A Fazenda, na Record TV e terminou a disputa em 2º lugar. Agora filiado ao PSC, ele decidiu disputar uma vaga de deputado federal nas eleições deste ano para representar Mato Grosso em Brasília.