A liberação do comércio nas principais cidades de Mato Grosso afetou também o percentual de isolamento social. Segundo levantamento baseado na tecnologia da empresa Inloco, na terça-feira (28), 43,41% dos moradores do estado estava em isolamento, conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A permanência em casa é uma das medidas para barrar a transmissão do novo coronavírus.
Goiás foi o estado com maior percentual de isolamento, com 55,53%, ainda bem distante dos 70% recomendados. Abaixo de Mato Grosso estão Mato Grosso do Sul (41,52%), Tocantins (41,55%) e Rondônia (43,13%).
Em abril o isolamento social entre os mato-grossenses apresentou queda, porém, o melhor resultado também foi registrado nesse mesmo, com mais de 60% de pessoas em casa. Mato Grosso também está abaixo da média brasileira, que chegou a 49,7% em 28 de abril.
Os dados são recolhidos por meio do sinal dos aparelhos celulares, que demonstram o deslocamento das pessoas, mas sem as identificar. Até o fim de abril, Mato Grosso tem baixa ocupação dos leitos destinados para pacientes com a covid-19, porém, o risco é que com o retorno das atividades comerciais esse número aumente. Segundo o boletim de da Secretaria de Saúde, quarta-feira (29), estavam disponíveis 402 leitos de enfermaria e 99 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para esses casos.
Fonte Gazeta Digital