O prefeito Gustavo Melo (PSB) decretou situação de emergência no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) nesta terça-feira (29) por conta da paralisação dos caminhoneiros em protesto contra o aumento do preço dos combustíveis. A decisão foi anunciada em reunião com secretários municipais, representantes de entidades e segmentos da cidade. O protesto chegou ao nono dia em Mato Grosso. A cidade enfrenta problemas por conta da falta de combustível e gás de cozinha, além do risco iminente de desabastecimento.
Alto Araguaia é a terceira cidade a decretar situação de emergência em Mato Grosso. Sorriso (Região Norte) e Tangará da Serra (Região Médio Norte) também tomaram a medida por falta de combustível. Na última semana a prefeitura de Alto Araguaia suspendeu as aulas na rede municipal, a manutenção da iluminação pública e recuperação de estradas na zona rural. Cerca de 1,8 mil alunos são afetados em virtude das dificuldades no transporte de alunos e professores e na distribuição de merenda e materiais de limpeza para atender as unidades de ensino na zona urbana e rural. A coleta de lixo segue em dias alternados.
De acordo com o decreto, com o desabastecimento dos postos credenciados pelo município, as reservas de combustível deverão ser preservadas para os serviços essenciais como o atendimento à saúde (transporte de pacientes), educação (transporte de alunos, distribuição de gêneros alimentícios para os estabelecimentos educacionais), coleta de lixo, serviço funerário, segurança pública e defesa civil.
O decreto estabelece ainda que enquanto perdurar o desabastecimento de insumos essenciais à preparação da merenda escolar, ficam suspensas as aulas no âmbito da rede pública municipal de Alto Araguaia, bem como tem que ser asseguradas reservas de combustíveis para atender ambulâncias e demais veículos necessários ao transporte de pacientes.
“Entendemos a paralisação como justa e legítima. Tem nosso total apoio. Reforçamos que todas as secretarias continuarão trabalhando, mas com as atividades restritas e necessárias. Essa é uma medida que tomamos desde a última semana”, ressaltou o prefeito.
A decretar situação de emergência, o prefeito ainda determinou a criação de um Comitê de Articulação em Apoio à População que vai propor e adotar medidas para manutenção dos serviços públicos essenciais à população bem como no repasse de informações sobre a falta de itens básicos para alimentação. O objetivo é evitar um completo desabastecimento na cidade.
Ao final da reunião de criação do comitê, o prefeito Gustavo Melo participou de outra realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Alto Araguaia e Santa Rita do Araguaia (GO), onde envolveu empresários, representantes de diversos órgãos e representantes de caminhoneiros que realizam o protesto no município.