QUASE 1,2 MIL ELEITORES DE ALTO ARAGUAIA NÃO PODERÃO VOTAR NAS ELEIÇÕES DESTE ANO

1 de junho de 2018 - 18:36 | Postado por:

O número de eleitores com o título cancelado em Alto Araguaia é de 982, enquanto os suspensos chegam a 198

 Dos 13.364 eleitores de Alto Araguaia (MT), 1.180 estão com o título cancelado ou suspenso e não poderão votar nas eleições de outubro. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última semana. Segundo o órgão, o cidadão que estiver com a inscrição eleitoral nessas condições só poderá regularizar a situação com a Justiça Eleitoral a partir do dia 5 de novembro, quando o cadastro nacional de eleitores será reaberto.

O número de eleitores com o título cancelado em Alto Araguaia é de 982, enquanto os suspensos chegam a 198. O cancelamento pode ocorrer por diversos motivos, entre eles: ausências às urnas por três eleições consecutivas (cada turno conta) e não ter atendido à convocação da revisão do eleitorado. Já a suspensão ocorre por decisão judicial ou no caso de eleitor que está no serviço militar obrigatório.

A nível de Mato Grosso, o número de títulos cancelados e suspensos chega a 269.767. Os cancelados somam 246.180, e os suspensos equivalem a 23.587. Dos municípios de Mato Grosso, Cuiabá é o que registra o maior número de eleitores que não poderão votar nas eleições deste ano. Dos 439.950 eleitores da capital matogrossense, 37.729 estão com o título cancelado e 4.290 suspensos.

Fechamento de cadastro

Conforme noticiado em edições anteriores do Jornal Verde Vale (JVV), em ano de eleição, o cadastro nacional de eleitores fica fechado de 10 de maio a 04 de novembro. Nesse período não é possível fazer o alistamento (1º via do título), transferência de domicílio eleitoral, revisão e biometria. Já a segunda via do título pode ser solicitada até 10 dias antes do pleito. O eleitor que precisa pagar multa eleitoral pode solicitar a qualquer momento, no cartório eleitoral onde está inscrito, a guia para pagamento. O comprovante do pagamento deve ser apresentado à Justiça Eleitoral para que a baixa seja efetuada.

Nas Eleições Gerais deste ano, os eleitores elegerão o presidente e o vice-presidente da República, 27 governadores e vice-governadores de Estado e do Distrito Federal, dois terços do Senado Federal (dois senadores por Estado), deputados federais e deputados estaduais e distritais. O primeiro turno ocorrerá no dia 7 de outubro, e o segundo turno, se houver, no dia 28 do mesmo mês.

Fonte:VerdeValeFM
http://www.verdevale103.com.br/noticia-1528080736-quase-1-2-mil-eleitores-de-alto-araguaia-nao-poderao-votar-nas-eleicoes-deste-ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo