A Série B do Brasileiro tem apenas mais três rodadas, e a briga pelo acesso continua acirrada. Com América-MG e Chapecoense já garantidos, seis times estão diretamente na disputa pelas duas vagas que restam no G-4: Cuiabá, Juventude, CSA, Ponte Preta, Operário-PR e Avaí.
Quem está em situação mais confortável é o Cuiabá, que pode subir nesta terça-feira. Para isso, precisa ganhar do Paraná Clube, em Curitiba, e torcer para que o CSA não vença o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto.
O único confronto direto será nesta terça-feira, na 36ª rodada, com o Avaí (8º) recebendo o Juventude (4º), na Ressacada. Seis pontos separam os dois times na classificação.
Cinco partidas envolvem times que estão na briga do outro lado da tabela, contra o rebaixamento. Além de Paraná x Cuiabá e Botafogo-SP x CSA, nesta 36ª rodada, teremos também Juventude x Figueirense, na 37ª rodada, e Botafogo-SP x Operário-PR e Náutico x CSA, na 38ª.
Um detalhe curioso é que as seis equipes que brigar pelo G-4 vão jogar fora de casa na última rodada. Além disso, a única que fará duas das próximas três partidas em casa é o Avaí.
Vale destacar que Sampaio Corrêa e Guarani continuam com chances mínimas de acesso – 1% cada, segundo o matemático Tristão Garcia, do Infobola. Ambos têm 48 pontos, ocupando respectivamente a 9ª e a 10ª posição. O Sampaio tem pela frente Confiança (F), Cuiabá (F) e Oeste (C). Já o Bugre pega o Vitória (C), o Avaí (F) e o Juventude (C).
Os jogos dos times na briga direta pelo G-4:
Cuiabá: Paraná (F), Sampaio Corrêa (C) e CRB (F);
Juventude: Avaí (F), Figueirense (C) e Guarani (F);
CSA: Botafogo-SP (F), Brasil de Pelotas (C) e Náutico (F);
Ponte Preta: Chapecoense (F), CRB (C) e Figueirense (F);
Operário-PR: Cruzeiro (F), Chapecoense (C) e Botafogo-SP (F);
Avaí: Juventude (C), Guarani (C) e América-MG (F);
FONTE: Rádio Verde Vale