O secretário de estado saúde Gilberto Figueiredo afirmou que não serão construídos hospitais de campanha para o atendimento de pessoas com o novo coronavírus em Mato Grosso porque “[se] construir hospitais nesse momento, não vamos ter equipamentos para colocar dentro deles”.
De acordo com o secretário, para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus é necessário ter equipamentos específicos como a disponibilização de oxigênio e respiradores. “Se nós montarmos uma estrutura desse tipo, nós não teremos equipamentos, pelo menos a curto prazo, para equipá-los”.
Figueiredo ainda declarou que a secretaria se esforça para comprar o necessário de outros estados do Brasil e também de importá-los da China, mas que, no curto prazo, não há perspectiva de ter disponibilidade de mais equipamentos do que foi comprado até agora.
“Não é difícil, nós temos inúmeras instalações que poderia ser até mais fácil utilizarmos, a exemplo da Arena Pantanal, que tem áreas já climatizadas que nós poderíamos usar para isso. Temos até projeto, plano B, C e D”, afirmou.
Por enquanto, a estratégia do governo é investir nos hospitais regionais, ampliação do Hospital Metropolitano e na contratualização de leitos de UTI e leitos clínicos em hospitais privados.