A delação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) apontou que o cacique do PMDB, o deputado federal Carlos Bezerra, obteve empréstimo de campanha no valor de R$ 4 milhões, ilegalmente, durante as eleições de 2010.
Bezerra teria convencido Silval a quitar a dívida, através de recursos provenientes de propina, no valor de R$ 5 milhões, devido aos juros. O montante foi pago entre os anos de 2011 a 2014, em cinco parcelas.
“O colaborador se recorda que havia combinado com Carlos Bezerra que ele iria quitar esse empréstimo através de retornos em algumas obras realizadas no Estado de Mato Grosso que o colaborador passou para Carlos Bezerra receber de propina, sendo as seguintes obras: 1-construção da Estrada de Nobres ao Distrito de Bom Jardim efetuado pela Construtora Tripoli, pertencente ao deputado estadual Nininho; 2 – Ampliação do Aeroporto de Rondonopolis, efetuado pela empresa ENSERCON ENGENHARIA LTDA; 3 – Recapeamento da MT 060, que liga Poconé a Cuiabá, efetuado pela empresa EBC – Empresa Brasileira de Construções Ltda”.
De acordo com Silval, o próprio Bezerra teria procurado as empresas para receber a propina, o que foi confirmado pelo deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), dono da Construtora Trípoli, que fez a pavimentação da estrada que liga os municípios de Nobres a Bom Jardim. Nininho contou que Bezerra recebeu pagamentos de sua empresa.
“Tendo o colaborador ficado chateado com Carlos Bezerra, pois ele recebeu as propinas e não quitou a dívida, que foi paga pelo colaborador“.
O ex-chefe de gabinete de Silval, Silvio Corrêa, contou em sua delação que os pagamentos da dívida de Bezerra foram feitos em cheques e dinheiro vivo.
“Quando o pagamento era feito por meio de cheques, geralmente Silval mesmo o entregava ao colaborador, porém, quando era em dinheiro, Valdisio (Sinfra) e Maurício (Secopa) eram os responsáveis pelos repasses para que o colaborador entregasse. Os valores pegos com Valdísio e Maurício eram entregues nas respectivas secretarias ou no gabinete do colaborador”.
Fonte: Reporter MT