A rotina voltou à normalidade nesta quinta (16) no frigorífico da Marfrig Global Foods, unidade Paranatinga (a 411 km de Cuiabá). As atividades foram suspensas nesta quarta (15), após um grande susto quando foi identificado um vazamento de amônia no local.
Segundo a empresa, por meio da assessoria de imprensa, não houve feridos, mas funcionários precisaram ser socorridos e encaminhados ao Pronto-Socorro do município. A Marfrig não divulgou o número de pessoas afetadas, somente que eles foram liberados após passarem por exames, de forma preventiva.
A Prefeitura de Paranatinga informou que mais de 10 pessoas foram socorridas para pronto-socorro e já tiveram alta médica.
O gás de amônia é utilizado em refrigeração desde 1876 em grandes instalações industriais e na preservação dos alimentos.
A Marfrig Global Foods é a segunda maior companhia de carne bovina do mundo. Com unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em 13 países. Está presente em Mato Grosso em Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Paranatinga, e atua no processamento bovino. Em Nova Xavantina a unidade de processamento foi fechada e reaberta, como várias outras, após o trabalho realizado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos, instalada em 2016 na Assembleia.
Na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) deste ano a empresa aparece como a 4ª maior empregadorado Estado com 1.719 funcionários.
De acordo com a assessoria a ocorrência está sendo investigada pela equipe técnica interna da unidade para identificação das possíveis causas. A companhia reitera que segue rigidamente as normas de segurança em seu ambiente de trabalho e zela pela constante manutenção de suas instalações.
Veja posicionamento da empresa.