Estrada que dá acesso a propriedades rurais segue bloqueada em Alto Araguaia

3 de maio de 2017 - 18:21 | Postado por:

Fonte: AIA3

Uma estrada que dá acesso a diversas propriedades rurais na saída de Alto Araguaia para Alto Taquari, nas proximidades da passagem de nível na MT-100, está bloqueada desde o último final de semana. O trabalho de contenção, possivelmente, foi executado por máquinas da empresa Rumo-ALL. O bloqueio foi efetuado num ponto em que a linha férrea sobrepõe a via e fica a cerca de 08 km da área central da cidade. A via é a principal estrada utilizada para o escoamento de rebanho bovino na localidade.

Um dos proprietários prejudicados com o bloqueio é o produtor Agnaldo Farias, da Fazenda Santo Expedito, onde também está localizado o Centro de Eventos Mula Preta. Ele trabalha com confinamento, compra e venda de gado. No domingo (30/04) foi surpreendido e impossibilitado de retirar os animais da propriedade por conta do fechamento da estrada.

Ele pretendia embarcar 168 animais para os frigoríficos de Pedra Preta (MT) e Ilha Solteira (SP), mas o trabalho não foi executado porque os caminhões que transportariam os animais ficaram impossibilitados de chegar à propriedade com o bloqueio da via. “Tivemos uma surpresa na noite de sexta-feira para sábado. A estrada existe há 16 anos. Simplesmente foi fechada. Por ali passam dezenas de produtores. Ficamos impedidos de embarcar o gado para o frigorífico. Agora, como é período de vacina, não conseguiremos embarcar os animais”, disse.

O produtor ressaltou que o bloqueio da estrada gera um prejuízo diário de cerca de R$ 8 mil. “Estamos com um prejuízo muito grande. Tentamos falar com o pessoal da empresa e eles não atendem. Estamos muito sentidos. Não tivemos apoio político de ninguém. A gente gera emprego e renda para o município. Meu prejuízo diário com caminhões e com o gado no confinamento gira em torno de R$ 8 mil”, destaca.

“Vamos entrar com uma ação, porque do jeito que está não dá para ficar. Mas o que ficamos mais sentidos é que tentamos falar com o pessoal do município para nos dar uma força e ninguém se propôs a ajudar. Para tirar o gado para o frigorífico gera-se uma alta receita e a gente não teve nenhum apoio do município”, reclamou ele, ressaltando que ninguém o comunicou que a estrada seria fechada.

A reportagem entrou em contato com a matriz da Rumo-ALL em Curitiba, mas as ligações não foram atendidas. Também foi enviado email para a assessoria de imprensa da prefeitura de Alto Araguaia. Por meio de nota, foi informado que a Secretaria de Obras e Infraestrutura não foi notificada e não obteve conhecimento do caso por meio do senhor Agnaldo de Farias. A prefeitura ressaltou ainda que está apurando as informações quanto ao contato realizado, data e o intermediador. Além disso, reforça a nota, o atendimento, assim que notificado ou solicitado e, mediante aos aspectos legais, a Secretaria dará auxilio aos moradores da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo