PSB nacional se aproxima de Ciro e pode inviabilizar apoio para reeleição de Taques

28 de junho de 2018 - 11:49 | Postado por:

A aproximação do PSB com presidenciável Ciro Gomes (PDT-CE), que já está negociando aliança com a direção nacional da sigla, deve refletir nas articulações em âmbito estadual. Com isso, o apoio dos socialistas à reeleição do governador Pedro Taques (PSDB) ficará inviabilizado.

Imagem RDNEWS

Max Russi PSB

Presidente do PSB-MT, deputado estadual Max Russi diz que, no momento, está com Taques, mas isso pode mudar

O presidente do PSB em Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, esteve em Brasília na última segunda (25), participando da reunião entre a Executiva Nacional e os dirigentes do partido nos 26 estados e no Distrito Federal. No encontro, foi informado sobre a possível aliança com Ciro Gomes e passada a orientação para se aproximar do PDT em nível local.

Embora reafirme o desejo pessoal de apoiar a reeleição de Taques, já que foi secretário de Trabalho e Assistência Social e chefe da Casa Civil com a incumbência de conduzir a articulação política do Executivo, Max admite que pode deixar a aliança governista. Além do PSDB e do PSB, o governador conta com apoio somente do PPS, Solidariedade, PRTB e Patriota.

“No momento, estamos com o governador Pedro Taques, mas isso pode mudar por decisão da direção nacional do PSB. Vamos retornar a Brasília em 12 de julho, pouco antes das convenções, para tomar a decisão final. Até lá, o quadro político estará mais claro”, declarou Max ao .

O PDT de Mato Grosso, presidido pelo deputado estadual Zeca Viana, apresentou o ex-prefeito de Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta como pré-candidato a governador. No entanto, está bastante próximo do DEM que prepara o lançamento do ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes ao Governo do Estado.

Zeca chegou a anunciar Pivetta como vice de Mauro. O objetivo seria reeditar a chapa que disputou o Governo do Estado em 2010 e foi derrotada em primeiro turno por Silval Barbosa (sem partido).

Ocorre que Pivetta nega a disposição de ser candidato a vice. Contrariando o correligionário, tem reafirmado que sua disposição é para concorrer a governador.

Reivindicações

Max já havia dado sinal do possível afastamento de Taques quando anunciou que o PSB está elaborando um documento apontando as falhas do primeiro mandato e condicionando a manutenção à correção dos rumos. As sugestões do PSB estão centradas em três temas: Saúde, Assistência Social e Redução da Pobreza.

Caso as sugestões não sejam acatadas por Taques, Max admite que o PSB pode abrir diálogo com outros pré-candidatos a governador. Com a orientação nacional, a principal alternativa é Pivetta que ainda sonha em se manter na disputa e pode ganhar força com a aproximação dos socialistas.

RDNEWS

http://www.rdnews.com.br/eleicoes-2018/psb-nacional-se-aproxima-de-ciro-e-pode-inviabilizar-apoio-para-reeleicao-de-taques/101710

Deixe um comentário

© Copyright 2016 TV Taquari Rede Record. Política de Privacidade.
Desenvolvido por: Agência Camargo