Querendo confirmar a permanência na elite do futebol brasileiro, o Cuiabá conquistou um ponto importante neste domingo (21) jogando fora de casa. O Dourado empatou com o Bahia em 0 a 0 na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar igual não é bom para o Tricolor de Aço, que segue lutando dentro da zona de rebaixamento.
Com o empate, o Dourado sobe uma posição na tabela, quando agora ocupa a 11ª colocação, com 43 pontos, e mantém 6 de vantagem para o Z4. Por sua vez, o empate sem gols complica ainda mais a situação do Bahia no campeonato. Há três jogos sem vitória, a equipe baiana permanece ocupando a 17ª posição, com 37 pontos, dois a menos do que o Juventude.
Por outro lado, o empate sem gols aumenta a sequência ruim do Cuiabá jogando longe dos seus domínios no Brasileirão. Como visitante, a equipe do técnico Jorginho chegou a 7 jogos sem vencer no campeonato, com 4 empates e 3 derrotas. O último triunfo do time longe da Arena Pantanal foi diante do Juventude, por 2 a 1, pela 20ª rodada.
O jogo
Preocupados na parte de baixo na tabela, Bahia e Cuiabá fizeram um primeiro tempo agitado e cheio de polêmicas envolvendo a arbitragem. Os visitantes tiveram bom potencial técnico no jogo, quando conseguiram balançar as redes dos donos da casa em duas oportunidades, ambas anuladas pela arbitragem. O Dourado levou vantagem na criatividade e poder ofensivo, quando finalizou muito mais e quase não foi ameaçado no confronto.
O primeiro gol invalidado do Cuiabá saiu aos 21 minutos, quando Felipe Marques recebeu um ótimo passe de Max e lançou para Rafael Gava finalizar no gol de Danilo Fernandes. A arbitragem marcou impedimento na jogada. Outro gol que não valeu do Dourado saiu aos 38, após Jenison aproveitar cruzamento de João Lucas e mandar de cabeça nas redes tricolor. No lance, o árbitro Raphael Claus assinalou falta de ataque e anulou o que seria o segundo gol dos visitantes.
Por sua vez, o Bahia também teve certo domínio na partida e conseguiu ter mais posse de bola no primeiro tempo. Porém, a equipe do técnico Guto Ferreira tinha dificuldade de criar jogadas e se apresentava em campo de forma desorganizada, isso porque quando tinha a bola, não sabia o que fazia com ela.
Aos 19, Raí Nascimento recebeu na entrada da área e mandou uma bomba de fora da área, mas Walter defendeu com tranquilidade. Aos 36, foi a vez de Nino Paraíba chegar com perigo na área do Cuiabá. Rodallega recebeu e ajeitou para o lateral, que chegou batendo de primeira, de fora da área, mas a bola acabou subindo demais. No fim do primeiro tempo, a torcida do Bahia vaiaram a equipe pelo baixo desempenho apresentado na etapa inicial.
Após receber vaias em campo, o Bahia voltou mais concentrado para o segundo tempo e iniciou o jogo pressionando o Cuiabá em busca de abrir o marcador. Aos 12, Patrick de Lucca assustou o goleiro do Dourado após desviar uma bola de cabeça próximo do gol de Walter. Aos 25, foi a vez de Rossi mandar de rasteiro de longe, mas o paredão do Cuiabá fez uma ótima defesa e evitou o primeiro gol do adversário. Por sua vez, a equipe auriverde buscou os contra-ataques, mas criou menos do que no primeiro tempo.
Precisando da vitória para escapar da zona de perigo, o Bahia foi quem mandou no jogo nos minutos finais Aos 46, Rossi deu um ótimo cruzamento para Rodallega, que acertou o travessão do Cuiabá após cabeceio. Em seguida, Rodriguinho recebeu bom lançamento na entrada da área e finalizou de fora da área, mas a bola passou por cima do gol de Walter. Após o apito final, a equipe do técnico Guto Ferreira mais uma vez foi vaiada em campo pelo resultado conquistado diante do Cuiabá, que soube administrar um bom resultado longe de casa.
Borderô
Público pagante: 19.790
Total: 19.947 Renda: R$ 413.759,50
Agenda
O Bahia volta a campo na próxima sexta (26), 19h30 (de Brasília), quando recebe o Grêmio, na Arena Fonte Nova. Por sua vez, o Cuiabá visita o Athletico-PR, na terça (30), às 22h (de Brasília), na Arena Pantanal. As partidas são válidas pela 36ª rodada do Brasileirão.