Querendo confirmar a permanência na elite do futebol brasileiro, o Cuiabá fez o dever de casa nesta quarta (17) e venceu o Internacional por 1 a 0 na Arena Pantanal, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória dá um fôlego a mais para o Dourado que busca afastar da zona de rebaixamento e confirmar de vez a sua manutenção na Série A do o ano que vem.
Com o triunfo, o Cuiabá ocupa, provisoriamente, a 12ª posição na tabela, com 42 pontos ganhos. A equipe do técnico Jorginho está a 7 pontos do primeiro time que abre o Z-4 do Brasileirão, o Bahia, que soma 36. Com o revés, o Internacional perde a chance de encostar no G-4 e está, momentaneamente, na 7ª colocação, com 47 pontos.
O jogo
Cuiabá e Internacional promoveram um primeiro tempo agitado na Arena Pantanal, mas foi a equipe da casa que começou pressionando em busca de abrir o marcador. Por sua vez, o time visitante encontrou dificuldades para criar jogadas e segurar o ataque do Dourado que abafou a área colorada nos minutos iniciais da partida, porém, todas sem muito perigo.
Aos 5 minutos, o Cuiabá quase abriu o placar após jogada individual de João Lucas. O lateral passou por dois marcadores e lançou na área para Clayson finalizar, mas Bruno Méndez afastou para escanteio. Aos 7, foi a vez do Internacional corresponder, após Patrick mandar de cabeça no canto de Walter. O goleiro se esticou para defender, mas a arbitragem acabou marcando impedimento no lance.
Precisando da vitória para se afastar do Z-4 do Brasileirão, o Cuiabá continuou dominando as ações do jogo, mas acabava pecando nas finalizações. Aos 14, Jenison teve boa oportunidade após uma sobra de bola na grande área. O atacante do Dourado arriscou um chute de esquerda e acabou pegando mal na bola.
Aos 20 minutos do primeiro tempo, a partida foi paralisada em Cuiabá porque parte dos refletores da Arena Pantanal foram desligados. A paralisação foi um fator essencial para os visitantes se acharem no jogo, isso porque o momento do Dourado era superior, com mais posse de bola e mais perto de abrir o placar.
A melhor chance do Cuiabá aconteceu logo após o restabelecimento da energia no estádio. Aos 29, a equipe auriverde criou uma boa triangulação entre Pepê, Max e Clayson no ataque. O camisa 10 do Dourado finalizou da entrada da área e assustou o adversário. Ao todo, foram 15 finalizações do time da casa na etapa inicial contra apenas 4 da equipe visitante.
Precisando da vitória, o time do Cuiabá volto com tudo para o segundo tempo e continuou pressionando o Internacional desde os primeiros minutos. Aos 10, a equipe do técnico Jorginho teve chance de abrir o marcador após ótimo lançamento de Paulão para o ataque. Na bola, Clayson dominou e mandou por cima do gol de Lomba.
Logo no início da egtapa final do confronto os mais de 7 mil torcedores auriverdes que compareceram na Arena começaram a pedir a entrada de Elton no jogo. O técnico mais uma vez atendeu o pedido da torcida. Em seguida, o professor também promoveu a entrada de Felipe Marques, isso porque Max sentiu um desconforto em campo. Logo as duas mudanças do treinador deram efeito e o Cuiabá abriu o placar com a participação dos dois jogadores na jogada que originou o gol do Dourado.
Aos 21, o camisa 23 do Dourado tentou um cruzamento na área e o árbitro marcou penalidade para o time da casa após ver toque na mão de Johnny. Na bola, Elton converteu o pênalti, colocou a equipe auriverde em vantagem e levantou a torcida na Arena Pantanal. Com o gol, o atacante chegou a marca de 14 gols na temporada com a camisa do Dourado.
Em desvantagem, os visitantes foram para o ataque atrás do empate e criaram chances com Patrick e Matheus Cadorini, mas ambos sem sucesso. O Colorado ainda tentou pressionar nos últimos minutos, mas o Dourado segurou a pressão e confirmou o importante triunfo em casa.
Com a vitória de hoje, o Cuiabá também ampliou a sequência ruim do Internacional jogando fora de casa pelo Brasileirão. Como visitante, o time do técnico Aguirre não vence há 6 jogos, quando chegou a marcaa de 5 derrotas e 1 empate. O último triunfo do Colorado longe dos seus domínios foi contra o Sport, por 1 a 0, pela 20ª rodada.
Borderô
Público: 7.750
Renda: R$ 448.229,55
Agenda
O Cuiabá volta a campo no próximo domingo (21), às 19h (de Brasília), quando visita o Bahia, na Arena Fonte Nova. Por sua vez, o Internacional enfrenta o Flamengo no sábado (20), às 21h30 (de Brasília), no Beira-Rio. Os jogos são válidos pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.